sexta-feira, 30 de novembro de 2007

MATERIAL INSTITUCIONAL: Centro Gaia Ltda

Introdução - A Dependência Química é uma doença que, atualmente, sensibiliza a todos devido aos vários danos que causa a sociedade, empresas, escolas, famílias, e principalmente ao indivíduo portador da mesma. Caracteriza-se pelo uso abusivo de substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas) que alteram o humor. Sua progressão induz o dependente a um processo de auto-destruição.
O Centro Gaia é uma empresa de tratamento e assessoria em Dependência Química com a proposta de atuar nas áreas de Prevenção, Tratamento, Assessoria, Treinamentos e Cursos.
1) Prevenção - Destina-se a informar a comunidade, empresas, colégios, profissionais e etc, sobre a Dependência Química, através de palestras, seminários, encontros, cursos sobre a doença e questionamentos afins (DSTs/AIDS, relacionamentos, trabalho, lazer e outros).
2) Tratamento - De forma ambulatorial, dirigido à dependentes químicos, familiares/amigos, adolescentes e crianças, baseando-se no Modelo Minessota e nos Doze Passos de Alcólicos Anônimos.
- Tratamento Ambulatorial à Dependentes Químicos - Em três fases, sempre em grupo, visando a conscientização do cliente para a doença, suas consequências e comportamentos, e a reinserção na sociedade de forma produtiva.
Fase 1 - Objetiva informar sobre a doença, comportamentos e sentimentos. Realizada três vezes por semana, em sessões de três horas por dia, com palestras, grupos visando o auto-conhecimento, dinâmicas, vídeos com duração aproximada de 05 meses.
Fase 2 - Fase de Ação, onde o cliente tem a possibilidade de experimentar novos comportamentos e com isso buscar melhorar sua vida. Realizada duas vezes por semana com sessões de três horas por dia, com duração aproximada de 04 meses.
Fase 3 - Pós-Tratamento. É a fase de manutenção dos comportamentos / conhecimentos adquiridos, ajudando o cliente a identificar uma melhor maneira de lidar com o seu dia-a-dia, com duração aproximada de 06 meses.
- Programa Familiar - Destinado à familiares e amigos de dependentes químicos que convivem com os mesmos e que, de alguma forma, se sentem afetados por essa doença. É um programa informativo, com a finalidade de esclarecer sdobre a doença, sua progressão, trazendo aos familiares e amigos uma nova forma de conviver com o dependente químico e consigo mesmo. Encontros semanais, em grupo, com a duração de três horas por dia, por um período de no mínimo 01 mês.
- Ambulatório Familiar - Realizado da mesma forma que o ambulatório para dependentes quimicos; porém o enfoque será nos comportamentos da doença familiar e seus mecanismos (controle, defesas, etc).
- Programa Para Adolescentes e Crianças - Destinado a filhos e parentes de dependentes quimicos que desde cedo convivem no ambiente contagiante da doença. É um programa informativo realizado o1 vez por semana, com três horas de duração, sempre em grupo ou, caso haja necessidade, sessões individuais.
- Ambulatório Para Adolescentes e Crianças - Realizado da mesma forma que o Ambulatório Para Dependentes Químicos, mas com maior enfôque nas formas de expressão dos sentimentos e comportamentos e a identificação e o conhecimento dos mesmos.
3) Assessoria:
- Empresas: feita através de acompanhamento a Programas de Prevenção já existentes, clínicas, hospitais que não possuam este tipio de programa, palestras e atividades informativas.
- Escolas: feita através de palestras informativas sobre comportamento de risco e outras atividades (videos-debates, dinâmicas, etc) para professores, pais e alunos, com uma programação que abrange todo ano letivo, em encontros bimestrais focalizando a Prevenção de comportamentos de risco.
- Grupos de Profissionais: feita através de cursos e supervisão à profissionais e/ou interessados na área.
4) Treinamento - Desenvolvido através de projetos específicos às necessidades da empresa, hospital, clínica, Instituições governamentais ou escolas, com o objetivo de capacitar profissionais a atuarem em programas de identificação da doença em seu meio, Prevenção, abordagegem, formas de tratamento e encaminhamento disponíveis.
5) Cursos - Destinado a informar e aprofundar conhecimentos, métodos, técnicas de tratamento, abordagens e etc, sobre a dependência química e temas correlatos.
6) Equipe - A equipe é muldisciplinar, formada por profissionais atuantes na área da dependência quimica.
Esperamos em breve poder trocar idéias, trabalhos, experiências, travando conhecimento e, se possível, colaborar com seu ideal na área da Dependência Química.
Até mais.
Fred Luiz Maurício
(Conselheiro em Dependência Química, Intervencionista) Rosa Mª T. de Medeiros
(Assistenten Social, Conselheira em Dependência Química)
Campos dos Goytacazes/RJ
01/12/2007
-------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: