sexta-feira, 23 de novembro de 2007

PALESTRA

OS 12 PASSOS DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS NO CAMINHO DA RECUPERAÇÃO
A história da recuperação do alcoolismo vem sendo registrado clinicamente deste a idade média, através dos frades franciscanos, nos monastérios da Europa, na qual o diagnóstico variava de possessão demoníaca à loucura incurável, expressa pelo beber compulsivo, não se importansdo para mais nada.
Mas ela começou realmente em 10 de junho de 1934, com a fundação de Alcoólicos Anônimos, em Akron/NY/EUA, por Bill W. (um corretor de bolsa de valores de New York/EUA) e Dr. Bob S. (médico).
No iníco, quando não existia os 12 Passos e as 12 Tradições, os primeiros membros usavam para levar sua mensagem de recuperação a outras pessoas com problemas de alcoolismo, princípios tirados da Bíblia, tais como:
- "O Sermão da Montanha";
- "O versículo 13" da "Epístola de São João Apóstolo aos Coríntios";
- "Variedades da Experiência Religiosa", livro de William James, de 1902 (excelente livro!).
Com o passar do tempo, além da utilização dos livros citados, passaram a usar 'Os 4 Absolutos', preceitos principais do Grupo Oxford, grupo religioso com uma visão ultra moralista e assistencialista. Estes preceitos eram:
1 - "A Honestidade Absoluta"
2 - "O Desinteresse Absoluto"
3 - "A Pureza Absoluta"
4 - "O Amor Absoluto"
"Os 4 Absolutos" eram sempre utilizados caso dúvidas das "6 Etapas", também tirados da Bíblia, muito usado pelos membros do Grupo Oxford.
AS 6 ETAPAS DO GRUPO OXFORD
1 - Admitir impotência para governar sua vida (1º Passo);
2 - Fazer um exame de consciência, tornando-se honesto para consigo mesmo ( e 10º Passos);
3 - Fazer uma confissão rigorosa de defeitos pessoais ( e 9º Passos);
4 - Fazer um reconhecimento das distorcidas relações que se mantem com as pessoas em nossa volta, visitando-as para desculpar-se da melhor forma possível de faltas cometidas contra elas (, , e 9º Passos);
5 - Dedicar-se em ajudar a outros necessitados sem exigir por isso, prestígio pessoal, lucro ou poder; ajudar anônimamente;
6 - Por meio da medicação, pedir ajuda de Deus como guia de via e praticar esses princípios de conduta em todo momento de suas vidas (11º e 12º Passos).
Através destas Etapas é que foram desdobrados os 12 Passos de Alcoólicos Anônimos, criados na histórica 'Meia Hora" por Bill W. e Dr. Bob S.
Em 1947, a Associação Médica Americana (A.M.A.) reconhece o uso compulsivo do álcool etílico como uma doença com características próprias, tais como:
perda de controle
dependência patológica
uso apesar dos problemas
Em 1948, em função da eficácia dos Alcoólicos Anônimos (AA), 87 grupos de familiares de membros de AA, criaram o Al-Anon (Grupo de Familiares de Alcoólicos Anônimos) e passaram a constar na relação de endereços dos grupos de AA.
Com o 'boom" do uso abusivo de outras substâncias psicoativas, principalmente depois da Guerra da Coréia (muitos soldados voltaram aos EUA dependentes de Opióides e Opiáceos), foi fundado em 1953 os Narcóticos Anônimos, em San Prisco/California/EUA nos mesmos moldes de AA, mas com uma linguagem própria, onde pudessem falar de sua drogadição sem incomodar os membros mais antigos de AA, na qual tinham certo preconceito à outros dependentes quimicos que não "alcoolatras puros". Em 1960 foi fundado o Nar-Anon (Familiares de Narcótiocs Anônimos) na mesma cidade, nos mesmos moldes do Al-Anon (no Brasil, o primeiro grupo criado foi o "Grupo Regata", na cidade do Rio de Janeiro/RJ, na Igreja Sta Terezinha, em Botafogo. Vale esclarecer que os 12 Passos foram adaptados para a realidade dos dependentes quimicos e dos co-dependentes (familiares e amigos). Tanto nos Alcoólicos Anônimos/Narcóticos Anônimos quanto no Al-Anon/Nar-Anon, os 12 Passos são o coração do Programa. Tanto os dependentes químicos quanto seus familiares podem encontrar uma nova forma de vida através de:
reformulação de seu comportamento
e
vida irmanada dentro e fora de seus grupos de frequência
Enquanto isso, em 1960, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o uso de qualquer substância psicoativa compulsivamente como uma doença primária, com consequências que atingem o usuário nas formas:
* Fisica = mas que pode ser tratada pela medicina;
* Mental/Emocional = tratada pela psiquiatria/psicologia;
* Espiritual = tratada pelos 12 Passos de Alcoólicos Anônimos/Narcóticos Anônimos e outras formas de abordagens espirituais.
Os 12 Passos, apesar de espiritualmente orientados, não estão baseados em nenhuma religião, mas contém:
preceitos judaicos-cristãos
e
preceitos de filosofias orientais
Estes preceitos transmitem ensinamentos éticos-morais, necessários para a reformulação pessoal do dependente químico e assim, dar prosseguimento ao seu Programa de Recuperação.
Chama-se a atenção para a designação 'Deus', que não se refere a um ser, força ou a um conceito particular, mas como cada ser humano 'O' concebe. Os 12 Passos foram criados para pessoas sem fé ou religião, para que pudessem encontrar no Programa:
serenidade
e
realização pessoal
(Dá-se muita ênfase à estes dois quesitos, pois são vitais ao Programa de Recuperação de cada um).
A pessoa, criando uma no seu 'Poder Superior' (como cada um 'O' concebe), algo mais forte do que tudo, 'o inexplicável' de cada um, seus efeitos dependerão da maneira que se vivencia essa pessoal.
O USO DOS 12 PASSOS NOS GRUPOS ANÔNIMOS
- 1º Passo
- 2º Passo
- 3º Passo - Sugerem que os recursos de inteligência, conhecimento, força e esperança, não foram suficientes para resolver os problemas. Mostram como inserir um 'Poder Superior' (como cada um 'O' concebe) em nossa vidas.
- 4º Passo - A primeira ação a ser excutada.
- 5º Passo
- 6º Passo
- 7º Passo - Reforços dos Passos anteriores. Apontam a maneira de superar as falhas pessoais.
- 8º Passo
- 9º Passo - Mais Passo de ação. Correções específicas para alivir cargas de culpa e confusão.
- 10º Passo - Continuação do esforço começado no 4º Passo. Contínua procura de falhas pessoais.
- 11º Passo - Impulsiona a estabelecer um contato consciente com um 'Poder Superior' eleito (como cada um 'O' concebe), através da prece e da meditação.
- 12º Passo - Sugere a necessidade de praticar estes 'princípios' em todas as suas atividades ('princípios frente à personalidades') e de compartilhar com outras pessoas o crescimento espiritual (não necessariamente religioso) adquirido.
OS 12 PASSOS NO USO PESSOAL
- 1º Passo - A dependência química me derrotou. Minha vida está uma bagunça.
- 2º Passo - Existe ajuda.
- 3º Passo - Acredito e deixo um Poder Superior (na qual eu 'O' concebo) à mim se manifestar através da fé adquirida no meu dia-a-dia.
- 4º Passo - Olho meus comportamentos de ontem e de hoje, sendo minucioso, principalmente, de todos os meus atos negativos.
- 5º Passo - Admito que fiz tudo errado.
- 6º Passo - Quero ser livre
- 7º Passo - Rogo ao meu Poder Superior (como eu 'O' concebo) que me ajude a ser livre.
- 8º Passo - Pergunto a mim mesmo: "A quem prejudiquei?" e "Como posso reparar tais danos?"
- 9º Passo - Tento reparar as coisas que posso, na medida do possível.
- 10º Passo - Analizo a mim mesmo. Sou honesto comigo mesmo.
- 11º Passo - Peço ajuda ao meu Poder Superior (na qual eu 'O' concebo) para viver no caminho certo.
- 12º Passo - Vivenciando estes Passo, obtendo melhoras, tento ajudar outras pessoas, através da minha experiência pessoal.
OS 12 PASSOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
* Relacionamentos Inter-Pessoais = 8º, 9º e 10º Passos;
* Performances no Trabalho = 2º, 3º, 6º, 7º e 10º Passos;
* Saúde Física = e 9º Passos;
* Auto-Imagem = , e 10º Passos;
* Gosto Pela Vida = e 3º Passos;
* Capacidade de lidar com problemas; , , 8, 9º Passos;
* Capacidade de Aceitar Ajuda = , , 3º Passos;
* Capacidade de Dar Ajuda = , , 3º Passos;
* Capacidade de Lidar com Finanças = , e 7º Passos;
* Aceitação da Necessidade de Abstinência/Controle = e 2º Passos.
OS 12 PASSOS NO TRATAMENTO PROFISSIONAL DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA
- 1º Passo - Admissão/aceitação de sua impotência perante as substâncias psicoativas e perda de controle em função delas;
- 2º Passo - Esperança/Crença nos relacionamentos com meu 'Eu', com o outro e com o desconhecido (Deus, futuro e etc...);
- 3º Passo - Fé, entrega;
- 4º Passo - Auto-conhecimento;
- 5º Passo - Revelação ao outro;
- 6º Passo - Repetição constante dos primeiros cinco Passos;
- 7º Passo - Humildade;
- 8º Passo - Reflexão;
- 9º Passo - Aproximação.
(OBS: o e o 9º Passos são de ressocialização e reparações)
- 10º Passo - Auto-critica (culpas, erros e acertos);
- 11º Passo - Encontro consigo mesmo;
- 12º Passo - Realização como pessoa.
FLuizM
Conselheiro em Dependência Química

Nenhum comentário: