quinta-feira, 29 de novembro de 2007

PREVENÇÃO PRIMÁRIA 90'S

----------------------------------------------------------------------------------------------
Alcoolismo - O álcool faz parte de nosso dia a dia, sendo plenamente aceito em nossa sociedade. Porém, se pararmos para pensar, a bebida muitas vezes é usada de forma descontrolada e pode trazer graves danos físicos, sociais e emocionais.
O alcoolismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma "doença", caracterizada pelo uso descontrolado e progressivo da bebida alcoólica. O doente bebe cada vez mais e pode ser levado a loucura ou a morte.
Embora não seja uma doença contagiosa, é contagiante, na medida que para cada alcoólatra cerca de 5 pessoas de alguma forma são afetadas, principalmente a família.
Qualquer pessoa pode ser um alcoólatra; esta é uma doença que aparece entre ricos, pobres, intelectuais, analfabetos, jovens, velhos, brancos, negros, etc., e que atinge cerca de 8% da população.
É importante sabermos que a origem do alcoolismo não é moral: o alcoólatra não bebe por ser fraco de caráter ou por sem-vergonhice. Ele bebe porque está doente!
O alcoolismo, como qualquer outra doença, necessita tratamento e, felizmente, já tem.
O Álcool e O Trânsito - Creca de 65% dos acidentes de trânsito com mortes são causados pela embriaguez do motorista. Todo motorista embriagado esta arriscando a sua vida e a de outras pessoas nas ruas e estradas por onde passa. O perigo começa em apenas 0,5 gramas de álcool por litro de sangue, ou seja, bebendo duas latas de cerveja ou dois chops, ou duas doses de whisky ou aguardante (cachaça), ou dois cálices de vinho, na hora seguinte não deve dirigir. Bebidas alcoólicas e remédios nunca se deram bem; por isso não misture. Antes de dirigir não beba. Bebidas e remédios são uma mistura perigosa e pode ser até fatal.
Como Tratar O ALcoolismo? - Vários métodos já existem. O mais efeiciente é o dos grupos de mútua ajuda como os Alcoólicos Anônimos ou simplemente A.A. - que não são uma turma de gente chata ou sem graça como muitos pensam por preconceito - e que além disso, são de graça.
O tratamento é tanto mais fácil quanto mais cedo começar. Assim, se você conhece alguém que está tendo uma série de problemas na vida e que você acredite na sua intuição e tente ajudá-lo, fale da doença do alcoolismo e encaminhe-o a um grupo. Não conseguindo, procure orientação especializada.
Mesmo que um parente seu não queira se tratar do alcoolismo, você pode e deve frequentar os grupos de família dos Alcoólicos Anônimos - o Al-Anon. Assim você já o estrá ajudando e aprendendo a melhor forma de lidar com ele.
"Não remédio para cortar o efeito do álcool!"
Folheto Institucional de Prevenção Primária: Alcoolismo
CONEN/RJ- Conselho Estadual de Entorpecentes do Estado do Rio de Janeiro
Década de 90.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: