quinta-feira, 29 de novembro de 2007

COMPORTAMENTO 90'S: Todas As Taras do Hospício Sibernético

Chegou discretamente à livrarias brasileiras, há alguns meses, um 'capadácio' de quase novecentas páginas que não entrou nas listas dos best-sellers mas já está esgotado - e não se trata de mais um lvro de anjos, nem daqueles que ensinam a ganhar grana no mole. Depois de vender mais de um milhão de exemplares nos Estados Unidos, o livro "Páginas Amarelas da Internet" (Harvey Hahn e Rick Stout, Makron Books) está fazendo a alegria dos internautas brasileiros. A passar os olhos sobre ele, o leitor terá uma idéia do verdadeiro delírio em que se transformou a rede mundial de computadores. Seja qual for a área de interesse, sem rigorosamente qualquer limite, o usuário haverá de encontrar aqui uma porta onde bater. Deste temas sérios, como pesquisas sobre genoma de microorganismos agrícolas (http://probe.nalusda.gov:8000/about.html), até receitas anarquistas para confeccionar bombas e explosivos em casa (ftp.eff.org), passando pela lista de funcionários gays do governoa americano (http://www.acs.appstate/stale/rainbow//officials), é possível bisbilhotar em praticamente tudo o que diga respeito à vida humana.
Com um microcomputador e uma linha telefônica você aprende a eliminar moscas e carrapados de sua casa (pub/usenet/news.answers/fleas-ticks), faz seu mapa astral em alguns segundos (http://err.ethz.ch/~kiwi/spirit/astro.html), dá uma espiada nas imagens do telescópio Hubble (sci.astro.hubble), descobre códigos de identificação de todos os aeroportos do mundo (ftp.spies.com), aprende a dissecar virtualmente uma rã, com direito a examinar cada um dos órgãos internos do bicho (http://curry.edschool.Virginia.EDU:80/~insttech/frog), tem aulas de termodinâmica e cinética (bionet.metabolic.reg), aprende a arrombar casa e antrar em carros sem usar a chave (alt.locksmithing) ou conversa sobre angústia, amargura, antropofagia, medo, ansiedade e mau humor com pessoas que também padeçam desses males (alt.angst).
Mesmo que seus desvios de conduta sejam um pouco mais graves, você não se frustará. Há homepages especiais para tarados por lábios (http://oz.sasupenn.edu/lynn/lips/html), por vacas mortas (ftp.eff.org), por esquizofrênicos (http://www.rpi.edu/~pierl/lowroad.html), por homens nus (alt.fan,naked.guy), por Papai Noel (alt.religion.santaism) e por pés grandes (alt.bigfoot).
Suas taras são canalizadas para o estômago? Não se preocupe, o cyberspace reserva janelas especiais também para os gulosos. O usuário pode aprender a fazer em casa a sua própria Coca-Cola (alt.food.cocacola) ou converte-se em um chefe de cozinha especializado em comida japonesa (listserv@jpnknu01.bitnet), em ketchup (alt.ketchup), em Mc Donald's (alt.food.mcdonalds), em panquecas (alt.food.pancakes) e em sushis (alt.food.sushi).
Se você é daquelas pessoas que têm especial admiração por celebridades, as "Páginas Amarelas da Internet" são um prato cheio. Aqui você pode conversar com o Presidente Bill Clinton (president@whitehouse.gov), com o bilinionário dono da Microsoft, Bill Gates (bill@microsoft.com), com o Senador Ted Kennedy (senator@kennedy.senate.gov) ou com o ator James Woods (jameswoods@aol.com). Se no entanto, você é da geração saúde, pode, sem sair de casa, aprender a praticar artes marciais (martialarts@dragon.cso.uiuc.edu) ou esgrima (http://www.ii.uib.no), beisebol (etext.archive.umich.edu), críquete (criket@vml.nodak.edu), golf (http://.gdol.com), lutar sumô (http://akebono.stanford.edu/users/jerry/sumo), saltar de pára-quedas (pub.usenet.news,answer/skydiving) ou ainda tornar-se um craque em patinação artística competitiva (http://www.cs.yale.edu/html/yale/cs/skate.html).
Se ainda ssim, nenhuma dessas loucuras for de seu agrado, a Internet oferece uma homepage feita de encomenda para os brasileiros saudosos dos tempos da modernidade: uma seleta da artigos recentes, escritos pelo ex-Presidente Fernando Collor de Mello (http://www.visionpoint.com/collor.htm) em seu exilio na Flórida. Não perca tempo: ligue seu micro e entre logo nesse hospício sibernético.
Fernando Moraes
Revista Manchete
Rio de janeiro/RJ
11 de maio de 1996

Nenhum comentário: