segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

REPORTAGEM 2006: LSD

A Reabilitação do LSD? O psiquiatra inglês Bem Sessa tocará num tabu nesta semana. Em palestra em Londres, defenderá o uso de drogas como LSD e Ecstasy em terapias como as de transtorno obssessivo-compulsivo e a depressão associada a câncer. O tema não é discutido na Inglaterra há mais de três décadas. O LSD ganhou rejeição no meio médico em pleno movimento hippie, com o uso incontrolado da droga como alucinógeno. Agora, pesquisadores de universidades renomadas como as de Harvard, Califórnia e Arizona querem explorar as mesmas propriedades de “catarse”. Acreditam que essas drogas podem desvendar segredos do inconsciente e esclarecer o comportamento obssessivo de pacientes que não respondem a medicamentos e terapias. “Surpreende como há ignorância sobre o potencial dessas substâncias”, diz Sessa em artigo publicado no British Journal Of Psychiatry. “Talvez uma visão baseada em argumentos científicos e menos influenciada por pressões sociopolíticas nos indique o papel delas hoje na psiquiatria”, afirma.
-------------------------------------------------------------------------------
Produto - Ecstasy O Que É - Criada originalmente para ajudar a emagrecer, tornou-se ilegal quando começou a ter uso recreativo, a partir dos anos 80. A droga aumenta os níveis de serotonina no cérebro e confere sensação de calma, amor e empatia em relação a outras pessoas. O Que Os Cientistas Dizem - A catarse provocada pela droga ajudaria a resolver a situações de estresse pós-traumático, como estupro e abuso sexual, e transtornos obssessivo-compulsivos. Também aliviaria sensações de perda. Espanha, Israel e Estados Unidos estudam usar o Ecstasy para tratar pacientes com depressão associada a câncer.
------------------------------------------------------------------------------
Produto -LSD O Que É -Sintetizado nos anos 30 pelo cientista suíço Albert Hofman, provoca alucinações e aumenta a sensibilidade. Ficou popular nos anos 60, com o movimento hippie. O Que Os Cientistas Dizem - A droga facilitaria o tratamento de pacientes que não respondem às terapias tradicionais apenas. Sua principal aplicação seria na descoberta das raízes de neuroses e de crises de ansiedade.
------------------------------------------------------------------------------
Revista Época: 27 de março de 2006
------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: