sábado, 1 de dezembro de 2007

HISTÓRIA - SAÚDE 90's:Combate ao Resfriado

O uso de plantas medicinais como o gengibre e o alho, para tratar de resfriados e gripes, tem cada vez mais respaldo científico. Segundo o médico Alexandros Botsaris, especialista em acupuntura e fitoterapia, a tradição popular vem sendo apoiada por pesquisas que mostram, por exemplo, que o gengibre têm ação antitérmica, alivia as dores de cabeça e previne, graças aos seus óleos essenciais expectorantes, a infecção por bactérias.
O ideal para tratar de resfriados é o gengibre fresco, rico em óleos essenciais e uma das plantas mais antigas da história. Os chineses empregam-na há 3 mil anos e os indianos a chamam de "remédio para todos os males". A planta pode ser encontrada nas feiras e a dose terapêutica, explica Botsaris, é de quatro a cinco fatias finas de cada vez, que precisam ser cozidas por dez minutos. O líquido deve ser coado e bebido morno, duas vezes por dia.
O alho, usado desde a Grécia antiga, possui uma série de indicações na medicina popular, inclusive como vermífugo. Sua indicação no tratamento das gripes justifica-se pela atividade antiviral, além das propriedades como antitérmico e analgésico, diz Botsaris:
"Para quem já está com gripe, a indicação é cortar dois dentes de alho em fatias pequenas e colocar em meio copo de água fervente, com uma colher de sopa de casca de limão picado. Deve-se beber morno, duas vezes ao dia, até que os sintomas melhorem".
Como preventivo de resfriados, basta colocar diariamente um dente de alho amassado na comida, sobretudo no arroz.
Heliete Vaitsman
Jornal O Globo
Rio de Janeiro
Domingo
02/06/1996

Nenhum comentário: