terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Auto-Ajuda: Aprenda Sentir-se Bem

Sete sugestões simples para viver com mais saúde e alegria - Você que sentir-se bem? Então esqueça o autocontrole absoluto. Esuqeça o relaxamento completo. Esqueça a esperança de ficar totalmente em forma. Poucos, dentre nós, são capazes desses estados ideais, mas todos temos a capacidade de nos sentir-mos bem, de vivermos com alegria num mundo cheio de tensões sem sermos esmagados. Basta sumirmos as rédeas de nossas vidas e entregaemo-nos a um programa de cuidados com nossa pessoa. Isso não significa que a vida deva ser pautada por uma constante abnegação. ao contrário, a melhor receita que conheço para gozar de boa saúde é aproveitar a vida o mais possível. Para sentir-se bem, você precisa conhecer e dar a devida atenção aos seus sentimentos e desejos. Naturalmente, não deve descuidar-se da dieta e do preparo físico: ambos fazem parte do sentir-se bem. Mas tão importante como eles é a saúde mental e emocional, a chave para o bem-estar total. Lembre-se: não leia apenas, ponha em prática estes conselhos. 1 - Quebre Um Tabu - Você alguma vez já teve vontade de virar a noite lendo um livro na cama, mas acabou desligando a luz à hora de sempre? Ou de comer um bom bife à hora do café e acabou tomando média com torradinhas? Todos nós vivemos debaixo d restrições que, se tinham algum sentido quando éramos crianças, deixaram de tê-lo em nossas vidas de adultos. Você pode livrar-se de hábitos inibidores fazendo uma lista de algumas coisas que nunca fez, mas gostaria de fazer. Podem ser coisas sem importância, como as que foram mencionadas acima, ou então mais ousadas, como falar com estranhos, ou ainda algo que você sempre evitou fazer porque os homens ou as mulheres simplesmente não o fazem. Hoje ou amanhã, quebre deliberadamente alguns tabus. 2 - Acorde Seus Sentidos - Quantas vezes você toca em alguma coisa... sem sentir? Respira sem cheirar? Olha... sem ver? Escuta... sem ouvir? A maior parte do tempo, seus sentidos estão adormecidos. Você os desliga para que eles não o distraiam de suas atividades. Comece a acordar seu corpo para os prazeres que ele encerra. Corte uma fruta ou uma verdura em fatias. Têm gosto de quê? Olhe com atenção para algo com que esteja bastante familiarizado: uma porta, uma folha, as costas de sua mão. Quantas coisas existem nelas em que você jamais reparou? Feche os olhos e conte quantos sons diferentes você pode ouvir em três minutos. Tire do armário da cozinha uma meia dúzia de pacotes de ervas aromáticas. Feche os olhos e cheire um de cada vez. Quanto tempo você leva para distinguí-los sem ler os rótulos? Massageie suavemente as têmporas. Qual é o ponto em que a sensação de relaxamento é mais intensa? Estas são apenas algumas das experiências que farão vibrar seus sentidos... se você deixar. 3 - Demonstre Reconhecimento - Não faz muito tempo, um grande amigo meu me contou que algumas pessoas da minha equipe se sentiam frustradas porque me estavam dando o melhor de si e eu parecia que nem estava ligando. "Mas é claro que estou ligando", respondi. "Então a solução é muito simples", retrucou ele. "Basta que você o demonstre". Antigamente, quando meus filhos acabavam de fazer seus exercícios de música, eu sempre perguntava porque eles não praticavam um pouco mais. Agora, comento como estão tocando bem. E, ao ser excepcionalmente bem atendido num restaurante, em vez de simplesmente aumentar a gorjeta, junto ainda algumas palavras de reconhecimento. Está acontecendo uma coisa engraçada: minha vida parece que ficou mais agradável. As pessoas me parecem mais divertidas, ou talvez seja eu quem está mais divertido! 4 - Use Seu Dinheiro - Com a inflação no nível em que está, nem mesmo os milionários se podem dar ao luxo de viver como tais; mas não é necessário ser milionário para se sentir um rei. Quantas vezes você deixou de comprar aquela bobagem (que outra pessoa iria adorar) só porque custava uma ninharia? Ou achou que não valia a pena gastar um dinheirinho com você mesmo numa coisa que gostaria de ter mais a rigor não precisava? Tente ver todo o prazer que se pode extrair de alguns tostões. Convide alguém para tomar um cafezinho. Compre uma flor e ofereça-a a alguém. Dê um pequeno presente a você mesmo. 5 - Aproveite Seus Tesouros - Há um tempo atrás, comprei três garrafas de uma excelente champanha. Na época, aquilo foi uma loucura, mas o vendedor da loja me convenceu de que eu jamais teria outra oportunidade de comprar outro igual àquele. Durante 15 anos guardei as garrafas, esperando que surgisse uma ocasião importante o bastante para abri-las. Ai, alguém me disse que o champanha estraga qundo fica guardado muito tempo. Naquela mesma noite, sem nada para comemoprar, minha mulher e eu abrimos as garrafas, uma por uma. Das três, duas não se podiam beber, e a terceira estava assim-assim. Com essa dura lição, aprendemos que os tesouros não têm mesmo o menor valor a não ser quando são usados. Desencave do fundo das gavetas todos aqueles tesouros que você está guardando. Use a sua melhor louça para o jantar com as crianças. Sirva o leite em copops de cristal. Ponha velas na mesa. Use as toalhas de renda. Tire para fora todas aquelas preciosidades de família que estão entocadas no armário. Vista suas melhores roupas, mesmo que a ocasião não seja exatamente o maior acontecimento social do ano. E abra a champanha! 6 - Confie Na Sua Intuição - "Duzentos francos", disse o artista. Meu coração batera mais forte ao ver o seu trabalho. Não era um Van Gogh, mas ali, naquele cavalete em Montmartre, estava um quadro que expressava tudo o que eu sentia em relação a Paris. Meu lado prático, porém, me dizia que 200 francos eram uma exorbitância por aquele quadro. "Cento e cinquenta francos", murmurei. "Duzentos francos", repetiu o artista - e sua expressão dizia nem um centavo a menos. Cinquenta francos me separavam do quadro da cidade que eu amava. Minha intuição dizia: "Compre!". Meu lado prático mandava: "Vá embora!". Hesitei, mas acabei indo embora. Meses depois dessa imagem, eu me lembra-va do caso e lamentava minha decisão. Esse episódio me ensinou uma coisa importantíssima: dê ouvidos à sua intuição. Se, depois de tomar alguma decisão ou atitude, você sentir que algo não vai bem, escute sua intuição. Você talvez tenha de voltar atrás na decisão, ou devolver alguma coisa a uma ooja, ou pedir desculpas aalguém - isso só o fará sentir-se muito melhor. 7 - Solte-se - Nas férias do ano passado, levei minha família para visitar a cidade onde passei a infância. Subíamos os degraus do prédio da assembléia estadual quando me senti invadido por um grande entusiasmo. Não pude me conter. Postei-me ao lado de um velho canhão, uma das mãos sobre o cano, e comecei a fazer um discurso: "Caros concidadãos", gritei para os estranhos que passavam, "seu filho pródigo acaba de regressar". E fui por ai afora com meu discurso. Os trauseuntes me olhavam estupefatos. Que se escondia por trás daquele comportamento bizarro? Será que eu tinha ficado maluco? Não, na verdade eu nunca me sentira tão lúcido. Estava apenas deixando que meu entusiasmo aflorasse e se transformasse em ação. Tinha plena consciência de estar fazendo papel de louco, mas sentia-me maravilhosamente bem. A vida tem muitos momentos especiais - ocasiões em que as emoções chegam a seu apogeu. Não as abafe. Deixe-as surgir com toda a liberdade. Atravesse a rua aos pulos em vez de a passo normal. Abrace um amigo a quem nunca deu um abraço. Grite na torcida de um jogo de futebol, mesmo que você seja o único a aplaudir o time visitante. Cante com a banda o vê-la passar. Recupere a deliciosa qualidade das crianças: a capacidade de vibrar com qualquer emoção.
Dr. Art Ulene Faculdade de Medicina da Universidade do Sul da Califórnia/EUA
----------------------------------------------------------

Nenhum comentário: